Conselhos da SPDM

Diretoria Executiva

dr ronaldo

Diretor Presidente
Prof. Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres(1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. Na área de treinamento coordena vários cursos de pós graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

 

dr gasparDiretor Vice-Presidente
Prof. Dr. Gaspar de Jesus Lopes Filho

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1974), Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e Doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo, Professor Orientador da Universidade Federal de São Paulo, Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo desde 04/02/2013. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Presidente Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Gestão 2010-2011. Áreas de interesse: Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Linhas de Pesquisa: Avaliação da circulação esplâncnica na esquistossomose mansoni e nas cirroses hepáticas; Estudo do processo de reparação tecidual da parede.

 

Conselho Administrativo 

dr alberto

Dr. Alberto Goldenberg

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1979), mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1984) e doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Cirurgia, Chefe da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo e Orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo. Editor da Acta Cirúrgica Brasileira . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gastroenterologia Cirúrgica, Cirurgia Geral, videolaparoscopia, hérnias e pâncreas. 

 

dr clovis

Prof. Dr. Clovis R. Nakaie

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela USP, tornando-se docente do Departamento de Biofísica da UNIFESP, após Doutorado em 1980. Fez Pós-Doutoramento na Rockefeller University (NY) e em 1996, obteve o título de Livre-Docente, sendo atualmente Professor Titular deste Departamento. Na UNIFESP, foi membro do Conselho Curador, Vice-Presidente da Fundação Universidade Federal de São Paulo (2004-2008) e é representante eleito dos Professores Titulares no Conselho Universitário (CONSU). Ocupou a Chefia do Dept. de Biofísica por dois mandatos (1999-2005), de Vice-Chefia por dois (2005-2011) e também a Disciplina de Físico-Química em três mandatos (1993-1999). Na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), foi membro do Conselho Fiscal (2009-2013) e pertence atualmente ao Conselho Administrativo. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) no biênio 1993-1994 e exerce o cargo de Coordenador do Núcleo de Bioequivalência, e Ensaios Clínicos (NUBEC) da UNIFESP que faz a avaliação da bioequivalência e biodisponibilidade de medicamentos, principalmente de laboratórios do governo federal. Dentre os prêmios recebidos, destaca-se o Peter Muranyl, recebido em nome da UNIFESP, com o tema Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2003). Trabalha em diversas áreas de pesquisa, principalmente na de Química de Macromoléculas, com ênfase em síntese, biologia, conformação de peptideos, de derivados de aminoácidos (marcadores de spin), de espectroscopias em geral e também de polímeros para diversas aplicações biotecnológicas como na cromatografia em coluna, validação/biodisponibilibidade de medicamentos. Investiga correlação estrutura-função de peptídeos envolvidos no sistema hipertensor renal e em algumas doenças neurodegenerativas.  

 

flavio faloppa

Prof. Dr. Flávio Faloppa

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1979), Residência/Especialização em Ortopedia e Traumatologia (1980-81). Mestrado (1985) e Doutorado (1988) no Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reparadora da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. É Professor Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM-UNIFESP. Tem Linha de Pesquisa consolidada sobre os "Fatores de Regeneração e Cicatrização dos Tecidos Musculoesqueléticos", envolvendo inovação tecnológica com utilização da Terapia Laser e de Ondas de Choque Extracorpórea. Em 2011 ingressou como Professor Orientador e membro da CEPG do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional da UNIFESP (área de Medicina III, Capes, conceito 6). Consultor da FAPESP, CNPq e CAPES. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, Cirurgia da Mão, Ombro e Cotovelo e Medicina Esportiva. 

Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ortopedia e do Corpo Editorial da Acta Ortopédica e São Paulo Medical Journal. Presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT (2013). Recadastramento como PROFESSOR ORIENTADOR no Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional (2015-2021). Presidente da COMISSÃO CIENTÍFICA do 51o. Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia da SBOT - Fortaleza, CE, 2019. Pesquisador 1D do CNPq.  

 

dra ruth

Profa. Dra. Ruth Guinsburg

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1982), mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (1988), doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria (1993) e Livre-Docência em Pediatria (2003) pela Universidade Federal de São Paulo. É orientadora do programa de Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria da Universidade Federal de São Paulo desde 1997. Obteve o Título de Especialista em Pediatria em 1985 e o de Habilitação na área de Neonatologia em 1995 pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A partir de janeiro de 2007 é Professora Titular da Disciplina de Pediatria Neonatal do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. Exerce a coordenação geral da UTI Neonatal do Hospital São Paulo e a chefia da Disciplina de Pediatria Neonatal (gestão 2013-15 e 2015-2018). . É coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. É Editora Chefe da Revista Paulista de Pediatria, periódico científico da Sociedade de Pediatria de São Paulo, indexado à Medline/PubMed, Scopus, Embase, SciELO e Lilacs. É coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (gestão 2016-2018). É membro da Força Tarefa Neonatal do International Liaison Committee on Neonatal Resuscitation desde 2005.  Tem experiência na área Neonatologia, sendo as principais linhas de pesquisa: Dor no Recém-Nascido, Doenças no Período Neonatal e Mortalidade Neonatal, com ênfase na reanimação do recém-nascido em sala de parto. 

 

dr walterProf. Dr. Walter José Gomes

Mestrado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular-1987) e doutorado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular-1992), ambos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor Associado Livre-docente da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Escola Paulista de Medicina (EPM) UNIFESP. Editor-Associado da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery e Editor-Associado da São Paulo Medical Journal. Editor do Boletim Científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Professor orientador do Curso de Pós Graduação em Cirurgia Cardiovascular da EPM-UNIFESP - Professor orientador do Curso de Pós-Graduação em Cardiologia do Dep. de Medicina, níveis de Mestrado e Doutorado da EPM-UNIFESP - Coordenador do Curso de Perfusão da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da EPM-UNIFESP - Coordenador do Curso de Educação Continuada Fisioterapia em Cardiologia da Disciplina de Cardiologia EPM-UNIFESP. Ex-Professor Senior Lecturer em Cirurgia Cardíaca. Universidade de Bristol, Inglaterra, Reino Unido. Ex-Cirurgião Cardíaco Consultante do Bristol Royal Infirmary, Bristol Heart Institute - Universidade de Bristol, Inglaterra, Reino Unido. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (2011-12) e Presidente da Sociedade Latino Americana de Cirurgia Cardiovascular e Torácica.

 

maria ines dolci

Dra. Maria Inês Dolci

Advogada, formada pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo- USP, com especialização em Direito empresarial e mestrado em Defesa do Consumidor. Especialização em Business Law pela Coral Gables University, USA. É professora de cursos jurídicos e mantém cursos on line sobre Saúde/ Planos de Saúde para universidades. Vice-presidente do Conselho Diretor da PROTESTE e membro de diversas entidades outras que atuam em defesa do consumidor, participa de fóruns e debates sobre o tema em muitos países, como Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia, México, Estados Unidos, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Chile, Argentina e Bélgica. É autora e co-autora de livros, artigos em jornais e revistas especializadas, além de blogueira, com podcasts.

 

Dr Marcos CA

Prof. Dr. Marcos Pacheco de Toledo Ferraz

Médico e doutor pela Escola Paulista de Medicina (EPM). Professor Titular do Departamento de Psiquiatria, foi Reitor “Pró Tempore” da Unifesp ( 2008/2009). Integrou a diretoria de várias entidades de classe, tendo ocupado a presidência da Associação Brasileira de Psiquiatria (1980-1983) e do Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (1976-1977). Foi também secretário da Associação Psiquiátrica da América Latina entre 1983 e 1985. Pelo caráter relevante de sua contribuição à Psiquiatria brasileira, recebeu várias homenagens da Associação Brasileira de Psiquiatria e de órgãos da Unifesp. Autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, também orientou oito teses de Mestrado e seis de Doutorado. Aposentado, atua como voluntário no Departamento de Psiquiatria da mesma instituição.

 

dr ricardo

Dr. Ricardo de Camargo

Graduação em Direito pela UniFMU - Faculdades Metropolitanas Unidas (2002). Especialista em Direito Penal e Processual Penal (2007) e em Direito do Trabalho (2009), ambas pela FADISP – Faculdade Autônoma de Direito, e em Direito Desportivo pela ESA/SP – Escola Superior de Advocacia da OAB do Brasil – Seção São Paulo. Atualmente é Gerente de Gestão de Pessoas na SPDM - Instituições Afiliadas e Palestrante (dentre outros temas, sobre a Lei Anticorrupção e Combate ao Assédio). Possui experiência Docente, com aproximadamente de seis anos como professor, tanto de Legislação Especial em curso preparatório para OAB como professor assistente de Direito Processual Penal na PUC/SP (sem vínculo institucional), além de ter coordenado (período) departamento de pesquisa em curso preparatório para concursos. Publicou a obra acadêmica “Documento Novo na Ação Rescisória” pela UniFMU, foi coautor no livro “Resumos para OAB”, com lançamento pelo CETEA-Pro e participou na atualização dos livros jurídicos: “Direito e legislação - Introdução ao Direito” e “Direito Fundamental - Instituições de Direito Público e Privado”, pela Editora Saraiva.

 

 

Superintendentes

Prof. Dr. José Roberto Ferraro
Hospital São Paulo

Prof. Dr. Mario Silva Monteiro
Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)

Prof. Dr. Nacime Salomão Mansur
Instituições Afiliadas 

 

Conselho Fiscal

Titulares
Profa. Dra. Denise de Freitas 
Prof. Dr. Marcelo Nascimento Burattini
Profa. Dra. Denise Caluta Abranches

 

Suplentes
Profa. Dra. Dulce Aparecida Barbosa
Prof. Dr. José Carlos Costa Baptista Silva

logo IBROSS
  Filiada ao Instituto Brasileiro das
  Organizações Sociais de Saúde (IBROSS)

Contato | Newsletter

Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 | Vila Clementino
Cep: 04037-003 | Telefone: (11) 5549-7032