intranet fale conselho

trabalhe     acesso informacao

Blogs - Fisioterapia

Shantala, o toque do bem-estar

Publicado em 28/05/2015 - 11:34
Quem não gosta de massagem? Pois você sabia que existe um tipo de massagem especial para bebês? A shantala! Essa técnica, na verdade, é milenar na cultura indiana, porém foi trazida ao conhecimento de um público maior por meio da viagem do médico obstetra francês Frederick Leboyer a Calcutá, na Índia, na década de 1970. Lá o médico assistiu a uma mãe enquanto ela realizava a massagem em seu filho – essa mãe se chamava Shantala! Daí o nome da técnica, que passou a ser retratada pelo médico em seu livro assim que ele retornou a seu país. A massagem pode durar entre 15 e 30 minutos e os bebês a partir de três semanas de idade já podem receber a técnica. Os movimentos são lentos, suaves, com pressão leve a moderada. Nos membros, lembram o movimento de torção de uma toalha; as mãos da mãe devem deslizar suavemente por…

Música e Saúde

Publicado em 19/03/2015 - 15:29
Vamos conversar sobre um assunto talvez pouco divulgado, mas de grande influência no nosso dia a dia. Já ouviu falar de terapia com música? Ou musicoterapia? Infelizmente algumas pessoas escutam falar dessa proposta de tratamento e interpretam como uma terapia lúdica e simples, em que se ouve e toca música com efeitos apenas relaxantes. Na verdade a terapia com música é um tipo de tratamento muito sério com resultados comprovados. Existem estudos que atestam sua influência nas variáveis fisiológicas de recém-nascidos, como oxigenação do sangue, frequências respiratória e cardíaca. Outros demonstram ainda o aumento do índice de aleitamento materno. A influência da música em nossas vidas e em nossa fisiologia é algo inerente à nossa natureza, tanto que você mesmo deve se lembrar de músicas que o(a) remetem a momentos agradáveis, que marcaram uma fase especial, assim como também temos músicas que nos entristecem. Você deve estar se perguntando: o que a musicoterapia…

Alongue-se, que faz bem!

Publicado em 24/11/2014 - 08:26
Hoje, vamos conversar sobre um assunto que diz respeito à saúde da população e à forma como nós, fisioterapeutas, podemos ajudar a melhorar o dia a dia de todos. Você já ouviu falar sobre alongamentos, certo? Pois é, a princípio as pessoas os veem como algo chato, monótono e sem resultados, mas são muito úteis para diminuir as dores do dia a dia de trabalho. Exigem, porém, certa disciplina e devem ser feitos da maneira correta. Temos de 635 a 650 músculos em nosso corpo. Eles são ligados aos ossos por meio dos tendões e iniciam seu trajeto até um segundo ponto, em que o outro tendão irá se ligar a outro ponto ósseo de referência. Quando esse músculo se contrai, ele aproxima essas duas extremidades que se ligam às estruturas ósseas, possibilitando o movimento ou apenas a tensão do músculo. Quando você está no meio de um dia estressante…

Você sabe é que é ergonomia?

Publicado em 13/10/2014 - 08:06
  Oi, gente, vamos falar um pouco de qualidade de vida. Você se sente bem quando sente dor? Não, né?! E vamos combinar que a dor é incômoda independentemente do local que agride. Pois é, grande parte dos funcionários administrativos das empresas passa a maior parte do tempo em sua estação de trabalho, de frente para os computadores, com muitos riscos ergonômicos. No final do expediente, são comuns as queixas de dor no pescoço, nos ombros, nos punhos ou na coluna. Você sabe o que é ergonomia? Ergonomia é a ciência que estuda a relação do indivíduo com o seu posto de trabalho, considerando a interação deste com os instrumentos, máquinas e dispositivos envolvidos em suas funções do dia a dia. Por exemplo, a altura do monitor influencia no alinhamento da coluna cervical do trabalhador. Portanto, se você trocar de mesa com outra pessoa, será necessário modificar essa altura, porque…

Dia do terapeuta ocupacional e fisioterapeuta

Publicado em 13/10/2013 - 11:52
Formada há cinco anos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), meu primeiro contato com a fisioterapia foi quando conheci um Centro de Reabilitação em São Paulo. Ao término da faculdade, me especializei em Saúde da Mulher e fiz pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP). Desde então, tenho trabalhado em uma clínica do ramo. A fisioterapia permite que o profissional se especialize em diversas áreas, como por exemplo: Musculoesquelética e Esporte, Neuromuscular Adulto e Infantil, Saúde Pública ou Coletiva, Idosos, Reabilitação Cardíaca, Aquática, Saúde da Mulher, Dermatofuncional, Oncologia, Hospitalar e Atendimentos Domiciliares. É preciso estar atualizado e atento a novas técnicas e protocolos, além de equipamentos fisioterapêuticos. Acredito que a maior satisfação de um fisioterapeuta é ver a melhora do seu paciente e a gratidão pela mudança em sua vida. Mas ainda há muitos profissionais insatisfeitos com a área, seja pelo reconhecimento ou pela remuneração. É preciso muita atenção na hora…

Onde Estamos

Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 | Vila Clementino | Cep: 04037-003
Telefones: (11) 5549-7032 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

SPDM em Imagens

showshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshow