intranet fale conselho

trabalhe     acesso informacao

Blogs - Nutrição

Alergia alimentar

Publicado em 23/06/2016 - 14:17
Esse tipo de alergia manifesta-se com a mesma resposta típica de hipersensibilidade, própria a todas as alergias. O antígeno é um alimento que estimula a produção de anticorpos, os quais provocam uma reação sempre que tal alimento for ingerido. As manifestações alérgicas são devidas à liberação de histamina e de serotonina, hormônios responsáveis por essas reações alérgicas intensas. Os principais tecidos afetados estão localizados no nariz, nos brônquios (pulmão), no trato gastrintestinal, na pele e no cérebro. As respostas mais comuns aos antígenos alimentares são o vômito, a diarreia, as cólicas, a náusea (enjoo), a distensão abdominal (aumento e enrijecimento do abdômen) e as dores abdominais. Se forem ingeridas grandes quantidades de alérgenos alimentares (substância produtora de alergia), podem ocorrer eczema, urticária, rinite e asma. Muitos alimentos que atuam como antígenos são inativados pelo processo digestivo. As crianças são mais sujeitas a apresentar alergias alimentares que os adultos, pois a…
Que o café da manhã é a principal refeição do dia é consenso entre os nutricionistas. Afinal, durante o sono, passamos por um longo período de jejum absoluto, quando nosso corpo utiliza os estoques de energia para manter suas funções metabólicas normais. Daí a necessidade de uma refeição completa para repor os estoques de energia e começar o dia com disposição. Sem correria – Todas as manhãs, reserve um tempo para fazer a primeira refeição do dia antes de dar início aos seus compromissos. Um bom café da manhã deve ter proteínas, carboidratos e fibras. Portanto, não podem faltar na mesa frutas, derivados de leite, torradas e pães integrais, que fornecem os nutrientes essenciais para o seu dia, como ômega 3 e 6, cálcio, ferro e vitaminas diversas. Dê preferência às frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi, que fornecem fibras e açúcar natural para o seu corpo. O morango, por exemplo, é…

Riscos do excesso de açúcar na alimentação

Publicado em 24/03/2016 - 10:25
O consumo de açúcar no Brasil cresceu muito nas últimas décadas. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 1930 era de 15 kg/ano por habitante. Na década de 1990, subiu para 50 kg. Desde então, a demanda interna de açúcar passou a ser influenciada pelo crescimento da população, aumentando em torno de 2% ao ano. Hoje o consumo médio estimado é de 56 kg/ano por habitante. É importante lembrar que esse consumo não representa só o açúcar que você coloca no café ou no suco, mas todos os alimentos que contêm esse ingrediente, como bolos, biscoitos, bolachas, sorvetes, balas, ketchup e bebidas energéticas. A consequência disso pode ser observada no aumento progressivo dos índices de sobrepeso/obesidade na população nos últimos anos. Evitar o açúcar é uma tarefa quase impossível para algumas pessoas. Ficar “viciado” em doces é muito fácil, pois sua absorção é extremamente rápida e…

O que é água saborizada

Publicado em 10/03/2016 - 14:41
Ingredientes usados no preparo da água saborizada determinam seus benefícios à saúde e à dieta As águas saborizadas são feitas de frutas e água! Basta escolher a sua fruta favorita para se refrescar e manter-se hidratada. Essa é uma bebida refrescante que combina a hidratação da água com o frescor e os nutrientes de frutas, ervas e condimentos usados em seu preparo. Os benefícios da água saborizada estão diretamente ligados ao que se adiciona à bebida e podem desde aumentar o consumo de vitaminas até ajudar a emagrecer. Também auxiliam na hidratação da pele e do cabelo, recuperam os minerais do corpo depois de atividades físicas e ainda eliminam as toxinas do corpo. Como fazer e consumir As águas saborizadas podem ser consumidas durante todo o dia e são uma ótima alternativa para quem tem dificuldade de beber água pura. Não há contraindicação ao consumo; apenas devem ser evitadas por pessoas que têm alguma…

Colesterol

Publicado em 18/02/2016 - 08:35
O que é exatamente o colesterol? O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) encontrado em três lugares: nas células, nos alimentos e no sangue. O colesterol é um nutriente vital, necessário à produção de hormônios no organismo, ao desenvolvimento das paredes celulares e à produção dos ácidos essenciais para a decomposição e a digestão de gorduras. Em algumas partes do organismo, os níveis de colesterol são altos – e isso é muito bom. Por exemplo, as células da pele contêm bastante colesterol, o que as torna altamente resistentes à água e as protege contra a desidratação. O cérebro também contém altos níveis de colesterol. Quando o colesterol é calculado, mede-se a quantidade dele que circula no sangue. Mais especificamente, são verificados os três tipos de colesterol do organismo: LDL, HDL e VLDL, sendo que esse último raramente é medido diretamente. São fornecidos, então, três valores: a quantidade de colesterol…
Pagina 1 de 8

Onde Estamos

Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 | Vila Clementino | Cep: 04037-003
Telefones: (11) 5549-7032 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

SPDM em Imagens

showshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshow