SPDM - Nutrição

Aprenda a controlar o seu apetite

pratosaudavel

O mundo tem sido bombardeado de diversas maneiras — projéteis de armas, fatores de revolta da natureza, corrupção em todos os níveis da sociedade, campanhas contra miséria, pobreza, erradicação da fome, outros e mais outros...

A grande questão é: o que temos feito em solidariedade aos menos favorecidos? E mais: o que temos realizado para benefício próprio?

É válido refletir sobre a quantidade de alimentos que desperdiçamos e a importância da conscientização do quanto deveríamos consumir.

O lixo brasileiro, isto é, as sobras e os restos dos alimentos preparados e não utilizados, daria para alimentar uma parcela significativa da população de nosso país. Vamos analisar os números:

  • 44 milhões de brasileiros passam fome;
  • outros 70 milhões de indivíduos estão acima do peso ideal;
  • o desperdício de alimentos no Brasil é em torno de ¼ de seu Produto Interno Bruto (PIB) — produtos produzidos em território nacional — e daria para alimentar 8 milhões de pessoas.

Que notória campanha contra a fome poderíamos organizar se pudéssemos ao menos aprender a controlar o nosso próprio lixo!

De acordo com o Instituto Akatu, outros fatores devem ser observados para a diminuição do desperdício de alimentos em nossas casas, restaurantes ou estabelecimentos de alimentação coletiva.

  • Aqui estão algumas dicas práticas:
    • planeje suas compras semanalmente para que os alimentos mais sensíveis não estraguem e sejam desprezados;
    • aproveite as partes não estragadas das verduras e legumes;
    • utilizem as frutas muito maduras para sucos e geleias caseiras;
    • compre o necessário para a sua alimentação;
    • não jogue as sobras limpas, isto é, os alimentos que foram preparados e não consumidos nas refeições. Utilize-as para fazer sopas, assados, purês, compotas e recheios;
    • coloque em seu prato somente a quantidade que irá comer;
    • prefira os alimentos da época — são mais baratos e saborosos;
    • congele os vegetais após rápida fervura para que durem mais tempo;
    • pense antes de comer: Você é um ser racional com capacidade de tomar decisões que poderão auxiliar na qualidade de sua vida e de milhões de pessoas.

Vanessa Marins

Vanessa Marins Maniezo, nutricionista das Unidades Afiliadas da SPDM

 3139
   
   

logo IBROSS
  Filiada ao Instituto Brasileiro das
  Organizações Sociais de Saúde (IBROSS)

Contato | Newsletter

Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 | Vila Clementino
Cep: 04037-003 | Telefone: (11) 5549-7032