O domínio dos recursos atualmente disponíveis em ventilação mecânica é habilidade essencial a todo profissional de saúde envolvido no tratamento de doentes graves ou submetidos a anestesia.
O ajuste preciso do ventilador, considerando a complexidade das situações e necessidades clínicas é fator determinante da evolução do paciente sob suporte ventilatório.
O presente curso oferece informações atualizadas e campo de prática em ventilação mecânica, habilitando os alunos a indicar alternativas de suporte respiratório, conduzí-lo, previnir e identificar eventuais complicações, bem como proceder ao desmame da ventilação artificial.

Pré Inscrição: Abertas
Período de Inscrição: EM BREVE

Faça Já sua Pré – Inscrição 

Professores

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (1995-1997). Pós-Graduação em Terapia Intensiva (Especialização) pelo Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro (1997 -1998). Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado na Universidade Federal de São Paulo pelo Departamento de Cirurgia, Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva (2006-2008). MBA em Gestão Empresarial pela HSM Educação (2013-2014) e MBA em Gestão Empresarial Executivo Global pela Fundação Getúlio Vargas (2016 a atual). Atualmente é médico Coordenador Assistencial e Coordenador do Grupo de Ventilação Mecânica do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. É também Gerente Médico das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Samaritano de São Paulo.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Fez residência médica de Clínica Médica (FHEMIG – 2003) e Medicina Intensiva (UNIFESP – 2005). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente é médico do setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo e da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Rim. Suas principais linhas de pesquisa são monitorização hemodinâmica e sepse no transplantado renal.
Mestre em Reabilitação pela UNIFESP
Coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital São Paulo- UNIFESP
Tutora do Programa de Residencia Multidisciplinar da Terapia Intensiva Adulto – HSP- UNIFESP
Prof Adjunto do Curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino. Catanduva. SP.
Coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Complexo Hospitalar da Fundação Padre Albino.
Mestre e Doutor em Medicina pela Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva do Departamento de Cirurgia. UNIFESP-EPM.

Especialista em Medicina Intensiva pela AMIB.

Professor Titular da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP;
Livre-Docente na Faculdade de Medicina “Julio Mesquita Filho”, Campus de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP);
Portador do Título Superior em Anestesiologia pela SBA;
Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB.
Médico Assistente da Disciplina de Anestesiologia da Escola Paulista de Medicina -UNIFESP;
Instrutor do Curso de Reanimação Cardiopulmonar e Cerebral da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP);
Instrutor do Curso de Suporte Avançado de Vida (SAVA) da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA);
Coordenador do Programa de Resposta a Desastres da Associação Médica Brasileira
Diretor da Comissão de Graduação e das Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira;
Membro ativo da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e da World Association for Disaster and Emergency Medicine (WADEM).

Quando ?

Módulo 1 – Teórico: Em Breve

Módulo 2 – Teórico-Prático: Em Breve

Onde ?

SPDM – Prédio Corporativo
Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 – 2º Subsolo
Vila Clementino – São Paulo – SP