Mindfulness como recurso para promoção à saúde e lidar com doença mental severa. Ele parte da experiência pessoal do palestrante, que tem registrada, de um episódio grave de burnout, e de como o Mindfulness e o Tai Chi ajudaram.
E como desenvolver a prática de Mindfulness para crianças e adolescentes.

Pré-Inscrição até : 12/05/2017

Inscrições: de 13/05/2017 à 13/07/2017

Obs: Somente no dia 16/07/2017 – o evento será no Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling

Cada participante organizará seu translado para o Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Oedbar Ling, com a possibilidade de organização de grupos no decorrer dos dois primeiros dias do evento

Valor do Almoço: R$ 28,00 por pessoa

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Coordenação

Enfermeira, Doutorado em Enfermagem e Pós-doutorado no Programa de Enfermagem da UNIFESP (2016). Professora Afiliada e professor orientador do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Projeto Cuca Legal do Departamento da Psiquiatria da UNIFESP. Instrutora de práticas de atenção pela Associação Palas Athena e acreditada pela Breathworks (Inglaterra) para ministrar cursos de Mindfulness para estresse e saúde.

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica. Pesquisa Qualidade de Vida e Bem-Estar na Infância e Adolescência, com ênfase em Mindfulness e Espiritualidade.

Médico Psiquiatra, mestrado em Ciências da Saúde pela UFCSPA (2011), com doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS. Psiquiatra na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Formação em Psicoterapia de Orientação Analítica, Mindfulness, Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia Comportamental Dialética. É pesquisador no Laboratório de Cronobiologia e Sono do HCPA/UFRGS.

Anthony Fidler.

Britânico, graduado pela Cambridge University, professor de Tai Chi, Zen e Mindfulness, professor e terapeuta de Sei Ki Energy.
Componentes relevantes da educação:

Experiência e Estudo do Zen e Mindfulness:

• Goenka Vipassana 1997-2001
• Cursos de Thai Vipassana e Budismo Tibetano 2004-2008.
• Zen com o Bodhisangha Zen Group, membro da Sangha em 2013.
• Mindfulness teacher Training na Breathworks Foundation na Inglaterra no período de 2013-2015.

Experiência e Estudo do Tai Chi, Qi Gong e Dança:

• Treinamento em Yang e Chen Modern Style Tai Chi 1997-2009 individualmente na China.
• Lecionei Yang Style Tai Chi & Qi Gong em 2005-2007.
• Treino em Yang e Chen Traditional Small Circle Style de 2009-2016+, alguns períodos até durante 6 meses por ano, treinando individualmente diariamente com meu professor Yang Dong Bao.
• Taught Yang Style Small Circle & Qi Gong classes em 2012+
• Treinamento extensivo de 2012-2016 com professor de Dance Therapy Pio Campo, workshops na Índia e Itália.

Experiência e Estudo de Bodywork:
• London College of Massage e outros cursos de massagem na Suécia 1997-98.
• ESS Shiatsu Foundation Course: 2003.
• ITHMA Diploma em Aromaterapia e Massagem com foco em cuidado emocional: 2004-2005.
• Sei Ki com Akinobu Kishi (Shiatsu / Ki Therapy Master) 2005-2012. Era o mestre absoluto da cura por ressonância humana.
• Oferecido workshops no ensino de Sei Ki na Tailândia, Luxemburgo, Polônia, Holanda e Suíça desde janeiro de 2013 e oferecido Sei Ki como terapeuta individual para pacientes.

Lucianne Jobim Valdivia

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica. Pesquisa Qualidade de Vida e Bem-Estar na Infância e Adolescência, com ênfase em Mindfulness e Espiritualidade.

  • Abordagem do próprio palestrante na experiência de ter vivido a Síndrome do burnout, a doença do esgotamento profissional, e ensinar como lidar com a vida pós-psicótica e sua recuperação, praticando com os participantes do evento.
  • Abordagem de práticas de Mindfulness (atenção plena) para crianças e adolescentes é rara e extremamente especializada. Com alta demanda de interesse para a promoção da saúde mental nas instituições escolares, evitando sofrimento de transtornos mentais quando na idade adulta.
  • Compreender a pré-psicose, psicose aguda e pós-psicose e o seu manejo.
  • Auxiliar pessoas em sua saúde emocional e mental por meio de Mindfulness.
  • Praticar a auto-compaixão e a compaixão em adultos, crianças e adolescentes.
  • Manejo Stress e Emoções Difíceis em crianças e adolescentes por meio de Mindufulness.

Profissionais da área de saúde, saúde mental e educação

O participante será certificado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina  mediante a participação mínima de 75% da carga horária do evento

14/07/2017
10h: Recepção

Modo Sendo e Estado Reconfortante
Introdução e Prática: relaxar e sentir-se seguro –Movimentos com Atenção Plena / Exploração / Conexão / Escaneamento Corporal

11h: Sistemas de Regulação Emocional – Paul Gilbert

Discussão: 50 min
1) O que acabamos de fazer,
2) Psicose aguda – O que é isso? O que acontece? Qual é o estado normal?
Como alguém maneja seus sintomas?
Como você ajuda alguém a lidar com os sintomas?
3) Fases do uso de Mindfulness – navegação da psicose aguda
Gestão da vida pós-psicose
Pré-psicose: prevenção / preparação para uma viagem mais segura
O último é difícil, como a primeira vez, você não sabe o que esperar e há perigo confusão / morte / suicídio.

12h: “Voltando-se para os sentidos”: A mente – o trabalho de Mark William

Mindfulness da Respiração:incluindo estratégias para lidar com alucinações.
Discussão: Tornando-se Senhor da Situação quando pensamentos críticos / alucinações fustigam você.
A natureza das vozes.

13h – INTERVALO PARA ALMOÇO

14:30h: Continuação

Discussão: 35 min
1) O problema da psicose não é só a própria experiência, mas também a reação à experiência: ansiedade, ataques de pânico, confusão e incapacidade de usar a cognição, reatividade, resposta inconsciente / não consciente aos estímulos, levando esgotamento adrenal e colapso nervoso / trauma massivo

2) Perigos da prática de Mindfulness: ausência de ancoragem, relaxamento e consciência do corpo, respiração artificial, aumento da atenção sobre si e padrões de controle interno aumentados, monitoramento dos pensamentos mediado pelo medo, oprimindo com as emoções surgem, alimentando o ciclo que leva à psicose.
Isso vem de praticar de uma maneira não apropriada para o indivíduo, por isso cursos dentro da tradição budista podem trazer complicações.Os indivíduos devem ser avisados disso, para escolher o que é melhor aplicado a si, sem generalizar como inapropriados de antemão.

15:30h: “Ao que você resiste, persiste” – relacionado à dor interna

Escaneamento Corporal com Equanimidade e Prática de Aceitação Compassiva, incluindo manejo de ataques de pânico.
Yoga do Bocejo: sacudindo o trauma através do corpo.
Conexão Compassiva / Prática com toque: usando ocitocina para ajudar a si mesmo enquanto ajuda os outros.

16:30h: Ajudar as pessoas a enfrentar sua dor interior
Discussão: 20min
– Problemas com intervenções psiquiátricas atuais comuns: aumento do estado de ameaça, repressão emocional, desconexão corporal, supressão cognitiva, supressão da qualidade de vida. (Nota – não é uma campanha contra a psiquiatria, só uma ajudapara evoluir)
– Problemas saindo da medicação: vulcão da emoção e aumento do risco de suicídio
– Perguntas e Respostas: 20min

15/07/2017

10h: “Deixando o bom entrar”–“O prazer das pequenas coisas”

“Dança de abertura”, Caminhada com Atenção Plena, Exploração das Sensações, Gratidão pelo corpo e pela vida, pessoas ao redor, mãos tocando, gassho, contato visual, “obrigado por estar aqui”.

Qi Gong circular, Escaneamento Corporal, Yoga com Atenção Plena seguido de Escaneamento em posição sentada.

11h: Escaneamento com equanimidade, Descoberta das Sensações Agradáveis, Combinado de Sensações -vee +ve.

Discussão: Viés -ve, paranóia, desconfiança, baixo prazer na vida: necessidade de treinar para uma vida agradável com relacionamentos seguros e aquecidos: 10min
Conexão Compassiva e massagem de toque simples: Explorando conscientemente o relacionar-se de uma forma agradável, estando ao mesmo tempo consigo, dando e recebendo:ensinando as habilidades para conexão humana, respeito e limites.

12h: “Deixe a vida viver através de você”

Discutir: Como viver uma vida mais feliz? Conheça a si mesmo, suas necessidades e como agir sabiamente: 15 min
Necessidades humanas, Funil de exaustão (vida equilibrada), enfrentando a realidade, escolhas conscientes, responsabilidade pessoal, compreensão da identidade (não uma pessoa mentalmente doente / esquizofrênica), Ser a pessoa que você quer ser (conscientemente definir-se por escolha e ação no mundo, não atividade interna / pensamentos / vozes), explorar os valores pessoais, o que você traz para o mundo.
Perguntas e respostas: 15min.
Atenção Plena da Respiração com olhos abertos: nenhuma técnica, apenas sendo naturalmente.
Reflexão de vida: como você está?

13h – INTERVALO PARA ALMOÇO

14:30h: Atenção Plena da Respiração com olhos abertos
Discussão das práticas de trabalho com indivíduos com necessidades e dificuldades únicas 40 min

15:30h: “A leve gravidade da bondade”
Discussão: Como viver uma vida mais feliz? Seja gentil consigo mesmo e com os outros: 10 min
Ocitocina como uma porta de saída do estado da ameaça.
Conexão Compassiva / Prática com Toque: Aprender a compaixão pelo outro através da pessoa na frente de você, não imaginação, mais tarde se estendendo para todos os relacionamentos e para todos os meios de conexão

16:30h: Meditação da Conexão: Amigo, para si, Desconhecido e para todas as pessoas
Meditação do perdão
Discussão Final: Perguntas e Respostas sobre as práticas: 30min.
“Dança” final com Atenção Plena, Gassho, obrigado.

16/07/2017

9h – Desenvolvimento emocional e cognitivo da infância e adolescência. Peculiaridades da condução das práticas com crianças/adolescentes. Uma nova forma de educação: observação, contemplar, notar, mostrar X julgar, criticar, corrigir.

9:50h – Prática: Desenvolvendo a atenção da mente ao corpo Experimentar o novo, piloto automático, julgamentos e sensações físicas derivadas da experiência sensorial e mental

10h – Atenção aos pensamentos: reconhecimento sobre o que são os pensamentos, de onde vem, o que promovem.

11h – Manejo Stress e Emoções Difíceis

– Conhecendo as emoções: função, de onde vem, julgamento das emoções, reconhecendo as emoções, Técnicas de Regulação Emocional. Desenvolvendo e treinando a confiança na mudança – contemplação do fluxo da experiência.

12h – INTERVALO PARA ALMOÇO

13:30- Tolerância ao desconforto: deixar ir, soltar (técnicas de relaxamento muscular progressivo), trabalhando o manejo do stress através das posturas de yoga.

– Trabalhando a atenção aos comportamentos – organizando uma comunicação com a aproximação da experiência.

14:30h Compaixão:

– Bullying e Compaixão: Empatia e Compaixão, o que são e como desenvolver.
– Desenvolvendo altruísmo e gratidão: exercício de cooperatividade, a árvore dos desejos
– Autocompaixão e Compaixão: autoapreciação
– Comunicação compassiva

Até o dia 13/06/2017 – R$300,00
A partir de 14/06/2017 – R$400,00

Data do Woorkshop

14/07/17 – 10h às 17h30
15/07/17 – 10h às 17h30
16/07/17 – 09h as 16h

Local do Woorkshop

SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 – Vila Clementino, São Paulo – SP – andar 2o sub-solo

16/07/17 – Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupkten Dekyid Oedbar Ling

Endereço: Sítio São Roque – Rodovia Vereador José de Moraes, s/n – Centro,

Cabreúva – SP, 13315-970, Telefone: (11) 4528-1737

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