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Verão exige cuidado redobrado com desidratação em crianças

Verão exige cuidado redobrado com desidratação em crianças

Diarréia e vômitos estão dentre as principais causas do problema

Um dos principais perigos para as crianças no verão é a desidratação. Esta é uma condição potencialmente grave, caracterizada pela baixa concentração de água e sais minerais no corpo.

Alguns fatores contribuem para as crianças serem mais suscetíveis à desidratação. Dentre eles está a ocorrência de doenças que provocam diarréia e vômitos. “Crianças acometidas por estes males sofrem uma grande perda de líquido. Além disso, não costumam ingerir muito líquido por conta própria, o que agrava a situação”, afirma Leonardo Camargo, gastroenterologista pediátrico e Coordenador de Pediatria do Hospital Estadual de Diadema, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Além de oferecer líquidos várias vezes ao dia às crianças, os adultos devem ficar atentos à exposição solar prolongada no verão em horários inapropriados (entre 9h e 16h), outro fator de risco.

Segundo o médico, os sintomas da desidratação são: sede exagerada, olhos fundos, boca e pele secas, ausência de lágrimas e diminuição do suor. Nos bebês, os sinais são a moleira afundada, irritabilidade, além da diminuição da urina. Cefaléia, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados a episódios de desidratação.

“Nos casos mais graves podem aparecer outros sintomas, como diminuição da pressão, convulsões e choque, que, sem tratamento, podem levar até a morte”, explica Leonardo. Confira abaixo as principais dicas para prevenir a desidratação.


- Ingerir pelo menos 2 litros de água ou outros líquidos (como sucos) por dia. No caso de crianças ou idosos, sempre verificar se estão ingerindo água.
- Não praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

- Usar roupas leves, para diminuir a perda de líquido pelo suor.

- Como a diarréia é uma causa importante de desidratação, certifique-se de que os alimentos consumidos foram bem lavados e preparados adequadamente. Alimentar-se corretamente, com alimentos leves e saudáveis, é fundamental.

- No caso do aumento das perdas de líquido (como na diarréia) a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais e água de coco, é importante. O soro caseiro também é uma boa opção. Ele é composto de 1 litro de água filtrada ou fervida, uma colher rasa de chá de sal e duas colheres rasas de sopa de açúcar. Outra possibilidade é usar o soro para hidratação, disponibilizado em unidades básicas de saúde e farmácias.

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