Tenda para casos de dengue reduz 12% de atendimentos no PS do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence

Em pouco mais de um mês, foram atendidos 4.500 pacientes no local

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) melhorou o atendimento à população durante o surto de dengue na cidade. A tenda para casos suspeitos da doença, montada no início de maio no estacionamento do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, gerenciado pela SPDM, promoveu uma queda de 12% nos atendimentos no Pronto-Socorro da unidade.

Desde o dia 4 de maio até 11 de junho (último dia de funcionamento da tenda), foram atendidos 4.506 pacientes, que receberam atendimento médico e de Enfermagem, medicações, receitas e, quando necessário, hidratação, além da realização de exames sanguíneos.

“A iniciativa contemplou, fora a estrutura, a contratação de equipes específicas e a realização de protocolos de atendimento diferenciados. Dessa forma, conseguimos atender diariamente até 300 pacientes, sem termos espera para o atendimento inicial”, afirma Carlos Maganha, diretor da unidade, que completa: “Essa medida resultou na melhoria da prestação de serviço à população, agilizando o fluxo de pacientes em nosso Pronto-Socorro, que estava sobrecarregado, chegando a registrar mais de 25.500 atendimentos em abril”.

A partir de junho, a tendência é que o número de casos de dengue comece a cair na cidade, sendo que no Hospital já foi notada uma redução no número de atendimentos, motivo pelo qual foi encerrado o funcionamento da tenda. O atendimento continuará a ser prestado nas instalações da unidade.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)

(1 Votar)