Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e SPDM/PAIS firmam nova parceria

Professor Nova Monteiro, localizada no bairro do Leblon, passou a ser de responsabilidade da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS).

Unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a CER fica localizada ao lado do Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC) e seu atendimento é voltado para os casos de menor complexidade. Os pacientes que apresentam quadros mais graves, com risco iminente de morte e necessidade de cirurgia urgente, são encaminhados para o Hospital.

O intuito é organizar as demandas de urgência e emergência da Área de Planejamento 2.1 do município, distribuindo o atendimento de acordo com a complexidade apresentada. O nível do serviço ofertado está entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital.

A CER Leblon conta com 12 leitos de observação adulta (sala amarela), 4 leitos de estabilização (sala vermelha), e 6 leitos de Pediatria, além de 35 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o que a diferencia das UPAs, que não dispõem desse serviço. No entanto, a CER não oferece a possibilidade de internação; esses casos devem ser encaminhados ao hospital de referência.

Atualmente, o quadro de Recursos Humanos da Coordenação de Emergência Regional Professor Nova Monteiro é composto de mais de 400 profissionais, que atendem uma população de mais de 600 mil pessoas.

A parceria com a SPDM/PAIS foi firmada com o intuito de organizar o serviço ofertado, auxiliar a contratação de equipes e elevar a qualidade do atendimento oferecido à população.

img cer2

Sala de Espera                                                              Recepção

Desde 25 de agosto, a gestão da Coordenação de Emergência Regional (CER) “Trata-se de uma experiência nova para a SPDM no município do Rio de Janeiro, aumentando sua participação na assistência à saúde no modelo de contrato de gestão como Organização Social de Saúde”, declara Dr. Mário Monteiro, Superintendente da SPDM/PAIS.

Assessoria de Imprensa SPDM