Hospital Municipal de São José dos Campos realiza mutirão de exame BERA

Previsão é que sejam realizados 180 exames para acabar com a demanda reprimida no município

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), vai realizar um mutirão de exames BERA para zerar a fila do município de São José dos Campos. A previsão é que sejam realizados 180 exames, que começam a ser feitos no dia 10 de abril e devem ir até maio ou junho.

O BERA (do inglês Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico) é um exame importante no diagnóstico da deficiência auditiva. É feito com técnicas não-invasivas e não causam desconforto ao paciente. Para sua realização, é necessário que o paciente esteja dormindo, por isso, pode haver a necessidade de sedação.

A equipe de fonoaudiologia do hospital municipal realiza triagem auditiva em 97% dos bebês antes da alta hospitalar, os demais são agendados via ambulatorial. O BERA triagem é realizado nos bebês com risco para perda auditiva e o BERA diagnóstico nos bebês que falham nos primeiros exames, todos são feitos antes do primeiro mês de vida.

“É ouvindo as pessoas falando ao nosso redor que aprendemos a reproduzir nossas primeiras palavras. O período de aquisição da linguagem oral ocorre, principalmente, dos seis meses aos dois anos de idade. Por isso é importante que a triagem seja feita logo nos primeiros dias de vida do bebê, principalmente nos que apresentam risco de perda auditiva”, explica Carlos Maganha, diretor do hospital.