CARTA ABERTA DA ABRAHUE

A Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino - Abrahue, entidade sem fins lucrativos, que representa os interesses de hospitais universitários e de ensino do país, vem a público manifestar sua extrema preocupação com a saúde pública brasileira, em particular com as instituições que congrega. Estes hospitais são responsáveis por mais de cinquenta por cento dos procedimentos de média e alta complexidade, além de participação ativa na formação de recursos humanos de várias áreas. São, em muitos locais, a única possibilidade de uma assistência que agregue valor ao diagnóstico e tratamento efetivo, oportuno e qualificado e têm um importante papel na pesquisa científica e inovação tecnológica em saúde.

Conhecedora da realidade de subfinanciamento do Sistema Único de Saúde – SUS, a ABRAHUE tem fortalecido, reiteradamente, espaços de discussão junto ao Governo Federal em busca de soluções que garantam a sustentabilidade financeira e contemplem uma orçamentação global necessária ao funcionamento adequado e integral destas unidades. É fundamental na contratualização desses hospitais, a inclusão de cláusula que garanta reajuste nos contratos para fazer frente aos aumentos anuais dos custos.

O déficit financeiro, que se arrasta há mais de uma década, agrava-se com o aumento das despesas na prestação de serviços e tem gerado significativo sucateamento estrutural e tecnológico, resultando em fechamento de leitos e restrições à atenção à saúde, além de prejuízos à formação profissional. São muitos os serviços comprometidos: a Santa Casa de São Paulo, o Hospital Universitário da USP, o Hospital de Clínicas da Unicamp, o Hospital São Paulo da UNIFESP, o Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, entre outros.

Associadamente, o recente corte de recursos para a pesquisa agrava ainda mais a atual realidade do sistema público de saúde do país, uma vez que os investimentos para produção de conhecimento e inovação tecnológica se encontram gravemente comprometidos.

Frente a este cenário, os prejuízos à sociedade brasileira são flagrantes e, em certa medida, irreparáveis, visto que vidas humanas são colocadas em risco, seja pela redução da oferta de serviços de atenção à saúde, seja pela degradação dos cenários de ensino.

Enquanto representante dos Hospitais Universitários e de Ensino, a ABRAHUE reitera seu compromisso com a excelência do ensino, pesquisa e assistência prestada à população e solicita medidas urgentes de apoio a estas unidades de saúde, estratégicas ao funcionamento adequado e aos avanços do sistema de saúde do país.

Brasília, agosto de 2017

Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino

Acesse a versão em PDF

(1 Voto)

Sobre nós

A SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, atuante em 7 estados, com aproximadamente 40 mil funcionários e com a vocação de contribuir para a melhoria dos serviços médicos prestados à população.