Hospital São Paulo promove atividades em comemoração ao Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, o Hospital São Paulo está promovendo atividades para conscientizar pacientes e profissionais de saúde sobre o câncer de mama e a importância de exames preventivos.

O Projeto Outubro Rosa Hospital São Paulo – Todos Juntos em Defesa da Vida Contra o Câncer de Mama, desenvolvido em parceria pelo Departamento de Ginecologia, o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), a Equipe de Educação Continuada em Enfermagem e a Direção do hospital, traz ao longo do mês palestras e oficinas para todos os colaboradores do complexo hospitalar.

Em pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo em 2016, na cidade de São Paulo, foi constatado que o intervalo entre a paciente ter o primeiro sintoma e chegar ao Ambulatório de Mastologia foi, em média, de 7,5 meses.

O câncer de mama é o segundo mais comum em mulheres, fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em 2016 foram estimados 57.960 novos casos de câncer de mama, o que corresponde a 30% de todos os cânceres na mulher.

A melhor forma de diagnosticar o câncer de mama precocemente é através da mamografia, que deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. A mamografia consegue detectar a doença em sua fase inicial, quando o tratamento é pouco agressivo e a possibilidade de cura pode chegar a 95%.

Os eventos acontecem no Anfiteatro do 15º andar. Confira a agenda das próximas palestras:

10h30 – Palestra com Profª. Simone Elias
14h – Oficina cuidando de quem cuida - Técnica Jin Shin Juytsu – Simone Brasil

10h30 – Palestra com Profº. Joaquim Teodoro de Araújo Neto
14h – Oficina de atenção à saúde da mulher na prevenção do câncer de mama – Profª. Anelise Abrahão e enfermeira Cleonice Bento Perazolo

Durante todas as atividades serão realizados sorteios surpresas.

Sobre nós

A SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, atuante em 7 estados, com aproximadamente 40 mil funcionários e com a vocação de contribuir para a melhoria dos serviços médicos prestados à população.