intranet fale conselho

trabalhe     acesso informacao

Projeto Rede contribui para educação inclusiva na cidade de São Paulo

projeto_rede

Nascido através de uma parceria entre a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Rede faz parte do Programa Inclui, que visa à inclusão social e educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino regular, transformando cada vez mais as escolas em ambientes adaptados e acolhedores. Iniciado em setembro de 2010,o Projeto Rede visa recrutar e treinar as pessoas da comunidade para se tornarem tutores dos alunos com deficiência e auxiliá-los nas atividades de vida escolar, denominados auxiliar de vida escolar (AVE). Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais visitam as escolas e os alunos contemplados pelo projeto com o intuito de supervisionar a atuação dos AVEs, monitorar o desenvolvimento dos alunos e garantir a qualidade do serviço prestado 

Orientar e capacitar auxiliares de vida escolar, equipe escolar e a comunidade faz parte das vertentes do projeto, que ainda busca o acolhimento clínico desses alunos. O programa enfatiza conceitos de valorização do ser humano, mostrando que deficiência nem sempre significa incapacidade e potencializando cada vez mais a capacidade residual que cada criança tem.  Seu principal objetivo é integrar as alunos com deficiência nas atividades do dia a dia, promovendo sua independência.

Em 2014, o programa acompanhou, em média, cerca de 3 mil jovens por mês. Trata-se de um aumento de 470% no número de contemplados em quando anos, quando foram registrados, inicialmente, 637 participantes.

Visite o site

Saiba mais sobre saúde

Onde Estamos

Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 | Vila Clementino | Cep: 04037-003
Telefones: (11) 5549-7032 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

SPDM em Imagens

showshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshowshow