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Quer emagrecer e aumentar a resistência? Não esqueça da Chia!

Quer emagrecer e aumentar a resistência? Não esqueça da Chia!

Essa dica de alimento do bem vai agradar muita gente que quer perder uns quilinhos. Hoje falaremos da chia, uma semente originária do México, muito nutritiva e repleta de efeitos benéficos à saúde.

“A concentração de fibras, proteínas, antioxidante e ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega-3 faz da chia um alimento funcional, mas o que essa semente tem de melhor é sua ação no emagrecimento: além de dar uma sensação de saciedade, ainda controla o açúcar do sangue e fortalece o sistema imunológico”, conta Vanessa Marins Maniezo, gerente de Nutrição das Unidades Afiliadas da SPDM.

Mas atenção: a quantidade recomendada para consumo diário de chia é de duas colheres de sopa (25g), já que também é muito calórica.

Outras propriedades do grão também merecem ser destacadas. Confira os benefícios listados pela nutricionista:

- Tem ação antiinflamatória, pois é rico em ômega-3 e age em todo o organismo.

- O ômega-3 também auxilia a saúde cerebral, já que esse tipo de gordura faz parte da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.

- É rico em antioxidantes, combatendo a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce e também algumas doenças.

- Contribui para o controle da glicemia, graças ao alto teor de fibras, que ajudam a melhorar a sensibilidade a insulina, agindo principalmente após as refeições. Essas fibras tornam mais lenta a absorção de açucares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia controlada.

- É uma grande aliada das dietas emagrecedoras, pois suas fibras solúveis, que formam um composto gelatinoso no estômago, tornam a digestão mais lenta, o que resulta num aumento da saciedade e consequentemente menos fome.

- Combate a constipação, ajudando no funcionamento intestinal.

- Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular pós-exercício, devido a presença de proteínas essenciais e alguns minerais.

-É um ótimo alimento para ser incluído no cardápio vegetariano, pois as proteínas da chia são ricas em aminoácidos essenciais.

 

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