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Um ilustre desconhecido: prazer, esse é o amaranto!

Um ilustre desconhecido: prazer, esse é o amaranto!

Ele tem a forma de um grão de arroz, o valor nutricional próximo da dupla queridinha dos brasileiros, o feijão com arroz, e foi base da dieta dos astecas, civilização pré-colombiana dos séculos XIV e XVI, que ocupava a região onde hoje é o México. Não sabe do que estamos falando? Do amaranto!

Há registros dele, de origem andina, na América do Sul, de 8.000 anos. Conhecido como feijão dos Andes, ainda é pouco conhecido no Brasil, mas seu extraordinário valor nutritivo vem ganhando a atenção e espaço nas nossas receitas.

“O amaranto é caracterizado como alimento funcional, por sua capacidade de redução dos níveis de colesterol no sangue. Ele é rico em proteínas, onde destacamos o elevado conteúdo de aminoácidos essenciais, além de conter ácidos graxos insaturados, fibras, vitaminas e minerais. Ótima escolha para quem precisa substituir a proteína animal pela vegetal”, indica Vanessa Marins Maniezo, Gerente de Nutrição das Unidades Afiliadas da SPDM.

É encontrado na forma de flocos naturais, que podem ser ingeridos com frutas e iogurtes. Também podem ser utilizados como ingredientes de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e (pasmem!) podem ser consumidos como pipoca. Além disso, o grão pode ser ingerido cru, processado ou moído (para ser misturado em água ou leite).

“Por suas características extremamente saudáveis, sua farinha tem sido utilizada para enriquecer e fortificar cardápios de população de baixa renda e ainda é ótima alternativa para doentes celíacos, visto que o amaranto é isento de glúten. Outra vantagem da farinha é possuir sabor suave e não comprometer o sabor original das preparações”, explica a nutricionista.

Esse pseudocereal – que tem composição nutricional similar à dos cereais, mas não pertence à categoria – foi adaptado ao plantio no Brasil na década de 1980, e deu origem a variedade nacional chamada BRS Alegria, resultado de pesquisas científicas e adaptações de sementes ao clima e solo do Cerrado, elaboradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre seus benefícios, destacamos:

- Pode ser usado por celíacos, pois não contém glúten.
- Auxilia na redução da pressão arterial.
- É fonte de fibras e auxilia no controle da glicemia.
- Ajuda a reduzir o colesterol.
- O antioxidante da sua composição atua retardando o processo de envelhecimento das células.
- Por conter 15% de proteínas e aminoácidos essenciais, é um alimento auxiliar na manutenção de massa muscular.
- Suas fibras solúveis auxiliam no funcionamento do intestino.
- Por ser fonte de cálcio biodisponível, é uma boa opção para ser utilizado por pessoas que possuem deficiência desse micronutriente.

E para finalizar, quer mais uma vantagem? É um potente aliado das dietas, pois promove o emagrecimento de forma rápida e saudável.

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