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Saúde em cores: alimentos amarelos e alaranjados

Saúde em cores: alimentos amarelos e alaranjados

A dica de todo nutricionista é: quanto mais colorido for o prato, melhor! E isso é a mais pura verdade. As cores dizem muito sobre os alimentos e revelam a predominância de determinadas substâncias que podem beneficiar muito a nossa saúde, inclusive na prevenção de doenças. É só saber escolher. Além disso, quem não começa a “comer com os olhos” um prato lindo, cheio de alimentos variados e coloridos?

Por isso, vamos mostrar quais são os benefícios e propriedades de alimentos que têm diferentes cores e te ajudar a fazer a escolha certa. Esta semana vamos começar com os amarelos e alaranjados.

A Coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, Ana Amélia Cavarzeri, explica: os carotenos são os pigmentos orgânicos pertencentes ao grupo dos carotenóides, responsáveis pelas cores amarela, laranja, vermelha e verde de vegetais, algas, fungos, da gema do ovo e da manteiga. 

“São substâncias essenciais para a manutenção da vida e impossíveis de serem sintetizadas por organismos vivos, sendo necessário, então, adquiri-las através da alimentação”, destaca Ana.

Alguns dos carotenos encontrados nestes alimentos são a luteína e a zeaxantina, importantes para a visão, encontradas no milho e no ovo, e a betacriptoxantina, com poderosa ação anti-inflamatória, encontrada no mamão, na manga e na tangerina.

Esse grupo de alimentos é muito importante, pois eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e isso se deve principalmente à vitamina C. Além da vitamina C, os alimentos amarelos e alaranjados também são ricos em vitamina A, ótima para a visão, prevenindo até mesmo doenças como catarata e degeneração macular, e o betacaroteno, muito conhecido por ajudar a manter um belo bronzeado. 

Vale lembrar que essas substâncias ainda atuam como poderosos antioxidantes, combatendo os radicais livres e atuando contra o envelhecimento precoce.

Alguns exemplos de alimentos amarelos são a banana, que também é rica em potássio, o milho, rico em fibras, o abacaxi, que tem ação diurética, o melão, a carambola, o pimentão amarelo e a laranja lima. Entre os alimentos laranjas, destacam-se a cenoura, abóbora, mamão e tangerina. 

De acordo com a nutricionista, pessoas de todas as idades devem incluir em suas refeições alimentos amarelos e alaranjados diariamente, principalmente fumantes e quem consome álcool.

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