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Cuidados com a alimentação durante a amamentação

Cuidados com a alimentação durante a amamentação

O leite materno é um alimento indispensável para o recém-nascido, principalmente para a sua proteção. É rico em proteína, carboidratos, ferro e nutrientes, um alimento completo. 
A Organização Mundial da Saúde, inclusive, recomenda que o leite materno seja o único alimento oferecido ao bebê até os seis meses de idade. O leite materno melhora a imunidade da criança, ajuda o corpo a se defender de infecções e ainda estimula o cérebro. Mas, para que tudo isso funcione corretamente, é preciso que a mãe mantenha uma alimentação correta e saudável, pois tudo o que ela ingere é passado para o bebê, podendo ajudá-lo ou prejudicá-lo.

“O ideal é que a mamãe tenha uma alimentação balanceada ao longo do dia, com porções de frutas, legumes, verduras, carboidratos como arroz, massa e batata, proteínas como peixe cozido e frango, e laticínios como queijo e iogurte. Um ponto fundamental é beber bastante água, manter-se sempre hidratada, porque a água ajuda na produção do leite”, explica Vanessa Marins Maniezo, nutricionista das Instituições Afiliadas da SPDM.

Repolho, feijão, brócolis, batata doce, couve-flor e outros alimentos que causam cólicas intestinais não devem ser consumidos em excesso porque podem provocar cólicas no bebê. E pode parecer contraditório, mas outro alimento que também pode causar cólica é o leite de vaca. “Por isso é preciso ter moderação e prestar atenção no comportamento do bebê, se ele estiver com muitas cólicas, a dica é evitar esses alimentos”, lembra a nutricionista.

É certo que quanto mais a mãe amamenta, mais leite ela produz. Mas certos alimentos são conhecidos por estimular a produção de leite durante a fase de lactação, como nozes e castanhas (que são fonte de magnésio e gorduras boas), cereais como aveia (rica em cálcio e fibras) e arroz integral (rico em vitaminas), além de hortaliças, como beterraba e cenoura.

Alguns alimentos devem ser evitados durante o período de lactação como frituras, embutidos e refrigerantes, que possuem grande quantidade de gordura e açúcares. Além dos industrializados, que são repletos de produtos químicos, conservantes e corantes.

A nutricionista destaca ainda que bebidas que contêm cafeína, como energéticos, alguns tipos de chá, chocolate e o próprio café, podem deixar o bebê irritado e causar dificuldade para dormir. “Vale lembrar que bebidas alcoólicas não devem ser consumidas de maneira alguma durante essa fase”, alerta Vanessa.

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