Canal Confidencial

Página Inicial


Este é um canal exclusivo da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina para comunicação segura e, se desejada, anônima de condutas que violem o Manual de Funcionários ou a legislação vigente.

Se desejar, seu relato pode ser feito também pelo e-mail: combateaoassedio@spdm.org.br.

Para esclarecimentos sobre nossos serviços, elogios, sugestões ou reclamações, por favor acesse: https://www.spdm.org.br/contato

É a exposição de um ou mais empregados a situações humilhantes, constrangedoras, em más condições de trabalho; ridicularizando, inferiorizando e ofendendo de forma constante e prolongada. Tais situações tem o intuito de desestabilizar emocionalmente e fisicamente esses empregados, podendo ocasionar danos a sua saúde, bem como ao ambiente de trabalho.

A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados, associados ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o pacto da tolerância e do silêncio no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, perdendo sua autoestima.