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Melão: nutritivo, hidratante e uma doçura!

Melão: nutritivo, hidratante e uma doçura!

Ele é refrescante, docinho, hidrata, ajuda a saciar a fome, a eliminar toxinas e ainda é super suculento. Fruto do meloeiro, o melão, que é parente da melancia e do pepino, veio dos continentes asiático e africano e tem uma série de benefícios. Hoje também é produzido no Brasil e por aqui o mais conhecido é o melão valenciano (tipo espanhol), aquele com a casca mais amarela.

É um alimento funcional, além de ser nutritivo, ele tem poucas calorias e ajuda o corpo a desinchar, eliminando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos.

“O melão é rico em potássio, um nutriente muito importante que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a diminuir a pressão arterial, evitando assim as doenças do coração”, explica Vanessa Marins Maniezo, gerente de nutrição das Instituições Afiliadas da SPDM.

Além do potássio, este fruto também possui vitamina A, que é ótima para a pele e para a saúde dos olhos, vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e vitamina E. Essas três vitaminas, e os flavonóides e polifenóis, que também estão presentes no melão, são ótimos antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres, reduzindo até as chances de câncer, e também atuam contra o envelhecimento precoce.

“Ele também possui uma boa quantidade de fibras, o que previne a constipação e ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, as sementes do melão são ricas em cálcio, ótimo para ossos e dentes. Elas podem ser secas e trituradas sozinhas e até batidas no liquidificador junto com a polpa para fazer suco”, lembra a nutricionista.

Como se não bastassem as propriedades diuréticas e laxativas, também tem propriedades calmantes, além de fósforo, cobre, enxofre e ferro.

 Na hora da compra, para ter certeza de que o melão está bom, escolha sempre aqueles sem marcas, manchas, amassados ou rachaduras, e que estejam bem firmes. Se a casca estiver muito brilhante, é sinal de que a fruta já está madura. Ele pode ser consumido sozinho ou até ser acrescentado em saladas. Então...bateu aquela vontade de comer um docinho mas não quer sair da dieta? Pode apostar no melão!

 

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