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Nesta Páscoa, aposte no cacau!

Nesta Páscoa, aposte no cacau!

Que o chocolate é feito a partir do cacau, você provavelmente já sabia. Mas será que você sabe quantos benefícios esse fruto (isso mesmo, fruto!) pode nos oferecer? A gente garante que são muitos, ele é até mesmo considerado um alimento funcional, por conta dos benefícios que proporciona.

O nome científico do cacau é Theobroma cacao e a palavra “theobroma” vem do latim e significa alimento dos deuses. A fruta é antiga, as sementes do cacau, por exemplo, já eram utilizadas pelos povos Maias em rituais sagrados.

O cacau está na lista dos alimentos com as mais altas concentrações de antioxidantes, junto com o açaí e o mirtilo. “Ele é rico em flavonoides, que combatem os radicais livres, prevenindo diversas doenças, até mesmo o câncer, retardando o envelhecimento precoce e fortalecendo nosso sistema imunológico. Esses antioxidantes também têm propriedades vasodilatadoras, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e combate o colesterol ruim, ajudando a melhorar a saúde cardiovascular”, explica Vanessa Marins Maniezo, Gerente de Nutrição das Instituições Afiliadas da SPDM.

É fonte de magnésio, que também faz bem para o coração e sua falta pode causar ansiedade, irritabilidade e insônia.Já ouviu alguém falando que se sente bem quando come chocolate? Isso realmente acontece! “O cacau contém uma substância chamada feniletilamina, que age como um neurotransmissor e estimula a produção de serotonina e dopamina, hormônios que dão sensação de bem-estar e combatem a depressão”, conta a nutricionista.

O cacau também contém cafeína, que age como um estimulante para o cérebro.

Mas atenção! Chocolate e cacau não são a mesma coisa, por isso, não saia comendo uma grande quantidade de chocolate todos os dias esperando ter todos esses benefícios. O chocolate é mesmo a forma mais popular de consumir o cacau, mas para aproveitar tudo isso é preciso ficar atento ao teor de cacau presente no doce.

“Os mais recomendados são aqueles com teor de cacau acima dos 70%, são os chocolates amargos e meio amargos. Quanto mais claro for o chocolate, menor é o teor de cacau”, afirma Vanessa.

Mas não é só no chocolate que encontramos o cacau. Também é possível consumir o pó, mel e até geleia de cacau. Uma boa dica é substituir os achocolatados em pó por cacau em pó.

Mesmo com tantos benefícios, o cacau ainda é um alimento bem calórico, então não vá abusar. Aproveite a Páscoa com moderação!

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